Para que as redes de network (relacionamento profissional) não sejam banalizadas, é fundamental que os participantes saibam como utilizar a ferramenta e tenham bom senso.
Um dos principais objetivos dessas redes é a troca de network e a exposição do seu perfil / currículo para headhunters e/ou potenciais empregadores. Portanto, lembre-se sempre que o público que compõe essas redes é sênior e sério. Sabendo usar, inúmeras oportunidades de negócio e carreira podem surgir.
Seguem algumas dicas.
As redes de Network como LinkedIn e Plaxo servem para:
- Manter seu perfil atualizado e visível para headhunters (por exemplo);
- Ingressar em Grupos que sejam relacionados à sua carreira para troca de conhecimentos e se manter atualizado;
- Escrever recomendações para amigos e colegas de trabalho;
- Convidar pessoas interessantes para fazer parte da sua rede e trocar contatos e experiências;
- Procurar oportunidades nos grupos de divulgação de vagas e na pasta “Jobs”;
- Pedir para colegas te “apresentarem” outros participantes que sejam interessantes para sua rede.
- Pedir indicações de candidatos para vagas;
- Headhunters buscarem candidatos, na ferramenta “Search” – “Busca”;
- Indicar candidatos para vagas;
- Divulgar vagas e outras oportunidades profissionais.
O quê NÃO fazer nas redes de Network Profissional:
- Quando adicionar alguém que você NÃO conhece, coloque a opção CONTATO PROFISSIONAL e escreva uma mensagem personalizada. Não coloque a opção AMIGOS ou FAMÍLIA, a não ser que esta pessoa realmente seja seu amigo ou faça parte da sua família.
Mensagens personalizadas permitem que você explique por que aquela pessoa é importante para a sua rede.
Ninguém tem “obrigação” de adicionar ninguém, portanto quanto mais coerente e atencioso for o seu pedido, maiores as chances de você ser “adicionado”.
- Agressividade nas discussões dos grupos;
- Adicionar posts que não estejam alinhados ao objetivo do Grupo;
- Cuidado com as fotos e a freqüência de posts. Lembre-se que seu perfil é público e pode ser estar sendo observado por um futuro empregador ou headhunter.
Não banalize seu currículo e nem a sua rede de contatos. Ambos são preciosos e pequenos detalhes podem fazer toda a diferença.
Boa sorte!
Fique a vontade para comentar e complementar o post.
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