quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"O feedback é o café da manhã dos campeões"

"Acredito firmemente que o feedback é a estratégia mais rentável para melhorar o desempenho e induzir satisfação. Pode ser feito em pouco tempo, não custa nada e pode fazer os funcionários mudarem rapidamente." - Klen Blanchard

Dicas para um feedback eficaz:

1 -Seja objetivo. Quanto mais genérica for a sua abordagem, maiores as chances de você criar dúvidas ou falsas expectativas diante do profissional.
2 - Se organize. Liste com antecedência os itens que você abordará na sessão de feedback.
3 -  Use um tom amigável e fique atento aos fatos. Dê exemplos de situações onde você identificou as oportunidades de melhoria. E mostre também, as características/conhecimentos que são os "pontos fortes" do funcionário. A sessão de feedback deve ser construtiva e não destrutiva. Use algumas das expressões a seguir para iniciar o diálogo de forma amigável: "Diante da minha experiência...", "Pelos anos que tenho na área...", "Seu trabalho está bom, mas acredito que pode melhorar...", Na situação X, você poderia ter agido de forma diferente..." e etc...
4 - Para cada ponto de melhoria ou evidência apresentada, dê sugestões de como a situação poderia ter sido realizada de forma diferente, trazendo um melhor resultado. Focar no que não deu certo, sem comentários consistentes e sem evidências deixa o feedback superficial.
5 - Demonstre que está aberto a ajudar o funcionário, caso ele tenha dificuldades para realizar uma atividade.
6 - Fique atento a forma como o funcionário está reagindo ao feedback. A expressão facial, tom de voz e a forma como ele reage às suas colocações, são indicadores de que o feedback está sendo construtivo ou apenas gerando uma situação de desconforto, e complicada. Percebendo rapidamente "possíveis desvios na comunicação", você terá oportunidade de acertá-los rapidamente.
 7 - Esteja aberto a ouvir.
8 - Anote. Durante a sessão de feedback todos os pontos importantes deverão ser anotados, para que não sejam esquecidos e sejam incluidos dentro do Plano de Desenvolvimento.
9 - O feebdack deverá ser realizado em um local reservado. Evitando exposição do funcionário e possíveis constrangimentos. Uma sessão de feedback só diz respeito ao funcionário e seu superior. Não deve ser assunto para a sala de "café".
10 - O feedback é fundamental para alinhamento de expectativas, sinalização de pontos fortes e oportunidades de melhoria. Quanto mais frequentes e consistentes forem as sessões de feedback, maiores as chances dos funcionários perforamrem melhor e se adaptarem as mudanças requeridas no ambiente organizacional.
11. Feedback é uma via de mão dupla. A partir do momento que você abriu a sessão, esteja aberto a ouvir a percepção dele sobre o que está sendo dito.
12. O funcionário precisa se sentir seguro em relação a confidencialidade da sessão e que realmente existe espaço para que ele melhore. Feedback não foi feito para rotular, e sim para desenvolver.

Por Cristiane Dantas
* Frase Título - Autor Rick Tate

Nenhum comentário:

Postar um comentário