quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Plano B

Quando penso na minha carreira, sempre me lembro primeiro dos momentos difíceis e de como superei cada um deles. Depois me lembro dos bons momentos, aqueles tranqüilos em que a gente sente que tudo corre bem e parece que nossa vida esta no curso normal... E por último, me lembro dos momentos extraordinários. Aqueles momentos espetaculares, que fazem a gente pensar por um momento que nossa vida profissional alcançou a velocidade de cruzeiro.


Esses momentos são raros, e trazem um sentimento todo especial. Neste momento “excepcional” que acontece inesperadamente (ou esperado), nos sentimentos donos do mundo. Senhores do nosso destino. Porém esses momentos são raros, pontuais e passageiros.


São os momentos difíceis que nos ensinam, eles nos desafiam e nos obrigam a pensar diferente e reavaliar nossas estratégias de “guerra”.


Nessa retrospectiva profissional, percebo que em todos os momentos difíceis tomei uma grande decisão profissional que impactou significativamente o curso da minha carreira.


Foram os momentos difíceis que me possibilitaram conhecer novas pessoas, novas culturas organizacionais e novas empresas... Esses momentos me trouxeram o novo, e me fizeram pensar no PLANO B.


E se não der certo continuar aqui? E se eu não conseguir o que almejo, no tempo em que almejo? E se algo melhor surgir? São essas perguntas, e suas devidas respostas, que me fizeram ter sempre o PLANO B.


Meu PLANO B sempre foi o meu próximo passo. O caminho que eu seguiria independente das decisões da organização.


Ele poderia ser um movimento na empresa onde eu estava ou fora dela. Meu PLANO B sempre me deixou segura de que minha carreira estava e está em minhas mãos.


Ter um PLANO B, nos mantém focados e seguros de que independente do que aconteça, sempre temos como mudar nossa estratégia e seguir um novo caminho.


Seu plano B não precisa ser uma mudança de empresa, função ou ramo de atividade. Ele precisa ser somente, um desvio. A alternativa que manterá você no rumo certo, que você traçou para si mesmo.


Sua carreira está em suas mãos, assim como seu PLANO B.


Você já tem seu PLANO B traçado? Você sabe como preparar seu PLANO B?


Estas e outras questões podem ser respondidas durante o processo de Coaching. Se você esta pensando em estruturar seu PLANO B, recomendo que você procure um Coach para ajudá-lo neste processo.


Boa sorte!


Por Cristiane Dantas