Tenho realizado várias entrevistas nos últimos dias para diferentes posições (Gerenciais, Consultor, Analistas e Estagiários), e tenho notado o despreparo por parte dos candidatos nos mais diferentes níveis.
Nos dias de hoje em um mercado tão competitivo não basta só, ter uma boa formação acadêmica, fluência em outros idiomas e experiência profissional. O profissional precisa ser informado, articulado. Buscar informações sobre a empresa onde irá fazer a entrevista é o primeiro passo. Até para checar se esta empresa esta alinhada as suas expectativas.
Esteja atualizado sobre as principais ferramentas, notícias, inovações ligadas a sua função. E quando estiver frente a frente com o entrevistador, esteja realmente lá. Preste atenção as perguntas, responda honestamente e quando não souber a resposta, seja sincero e diga não sei. Dar uma resposta vaga ou ignorar uma pergunta pode ter um impacto mais negativo, do que o simples e honesto: não sei.
Isso vale para todos os níveis. Estagiários concorrendo pela primeira vez aos programas de estágio precisam conhecer as empresas onde iniciarão sua carreira.
Além de conhecer a empresa e se informar sobre o setor de atuação, um pouco de informação sobre atualidades e cenário econômico e político não farão mal a ninguém.
Nos dias de hoje a informação esta acessível a todos e gratuitamente. Você não precisa ser um expert em todos os assuntos, mas também não pode ficar alienado ao que está acontecendo no Brasil e no Mundo.
Para quem esta começando a carreira, e ainda não concluiu a faculdade: Esteja atento as principais notícias do setor/área onde você quer atuar. Não tem problema, ter dúvidas sobre em que área quer atuar. Mas é importante mostrar-se bem informado.
E aqueles que já possuem uma carreira consolidada, não se acomodem. Busquem cursos de especialização, pós graduação, curta duração, MBA, palestras, workshops, livros técnicos, e até mesmo os cursos gratuitos online disponibilizados por algumas instituições. E continuem atentos as principais notícias do setor/ área de atuação.
E uma boa apresentação pessoal para começar e finalizar bem. E uma dica específica para as mulheres: barriga de fora, decotes e mini saia, nem pensar!
O importante é manter-se aberto e buscar novos conhecimentos, exercitando outros "músculos", como costumamos dizer nos processos de coaching.
E para encerrar deixo aqui uma frase para reflexão.
" Mentem as pessoas que se dizem muito atarefadas para poder se dedicar ao estudo. Elas se fazem de ocupadas, exageram suas preocupações, e afinal preocupam-se somente com elas mesmas." - Sêneca
Um abraço,
Cris Dantas